top of page

...E COM A PALAVRA, O CINOTÉCNICO MARINGAENSE, JOÃO GUERREIRO.

 

Nome: João Guerreiro

Idade: 44 anos

 

A quanto tempo desenvolve o trabalho de cinotécnico?

Profissionalmente a 10 anos mais que lido com cães já fazem 20 anos.

 

Qual a sua filosofia de adestramento e treinamento?

Minha filosofia se baseia no principio de ensino com premiação, carinho e recompensa, ao invés de punição e corretivos. Ou seja a filosofia do positivo e negativo.

 

Você tem algum método específico ou o método é variado conforme o perfil do animal?

O método varia conforme o animal, não um método específico.

 

Qual a importância do adestramento de cães?

Sempre que se pensa em um núcleo social que una humanos e cães, os papéis devem estar bem definidos. Para que se enquadrem com harmonia, os cães devem ser adestrados, e os donos habilitados a conviver com o cão na condição de superioridade, de forma que a hierarquia natural entre as espécies balanceie o convívio, e que todos os benefícios da grande amizade que une homem e cachorro possam ser colhidos. 

 

Qual a importância no adestramento de um pitbull especificamente?

Como qualquer outra raça poderosa, o pitbull representa força e energia em extremos. Claro que uma grande energia fora de controle pode causar muito mais dano que um simples choque. O pitbull é um cão maravilhoso, dócil, inteligente, naturalmente protetivo e amigável quando em sua estabilidade. O adestramento responsável e de qualidade procura equilibrar esta personalidade para que se manifeste sempre essa índole natural do animal.

 

Existe pitbull que não possa ser adestrado?

Todo indivíduo canino pode ser adestrado, e comportamentalmente treinado para encarar diversas circunstâncias dentro de um padrão de comportamento seguro. Os cães na chamada zona vermelha em geral estão nela porque seu cérebro está bloqueado neste comportamento, travado. Um adestramento baseado no comportamento, aliado a uma rotina de exercícios físicos e disciplina retira o cão dessa zona e o traz para patamares seguros. Cães frustrados por não dispenderem energia, acumularem tensões sexuais e não terem uma autoridade disciplinante podem se tornar líderes indesejáveis de todo o grupo familiar. 

 

Existe alguma raça canina que não possa ser adestrada?

A resposta anterior elucida esta pergunta: em tese, todo indivíduo canino saudável é passível de adestramento, desde que se observe sua vida como um todo (o comportamento do dono, principalmente), e não o adestramento como algo isolado. 

 

Onde e quando ocorrem o trabalho de treinamento e adestramento?

Em geral o adestramento pode ocorrer normalmente, durante a rotina diária do cão, em momento específico, sendo o animal adestrado tanto em seu ambiente quanto em ambientes diversos (rua, outro canil etc). Alguns animais que recebem treinamento específico ou avançado, por vezes, precisam receber tratamentos em locais diferenciados, por exemplo: cães adestrados para farejar drogas, cães empregados em operações policiais, cães guia. Estes indivíduos são cães de trabalho, devem levar uma vida voltada a esse fim e merecem, após um período considerado útil, a merecida aposentadoria destas atividades. 

 

Qual é o perfil do cliente que te procura?

Existem os clientes preocupados com a segurança, que são a maioria. Existem também os clientes que buscam apenas uma disciplina, um condicionamento de obediência para o cão conviver em perfeita harmonia com a família. E existem muitos clientes que buscam um cão que zele pela segurança da casa e também conviva harmoniosamente com a família. 

 

Atualmente qual a maior necessidade e o que mais é pedido por um cliente seu, no adestramento?

Poderíamos dizer que como os cães são cada vez mais tratados como membros da família, há uma certa dificuldade em colocar limites para o animal. Seria o condicionamento para obediência. 

 

Nos últimos anos houve algum aumento na procura do adestrador?

Com certeza! Todas as áreas relacionadas ao comércio pet cresceram muito, e a educação do animal não ficou para trás. 

 

Qual a sua responsabilidade quanto cinotécnico?

Tenho o compromisso de realizar um trabalho comprometido com o resultado que o cliente pretende atingir, as possibilidades reais e o bem-estar do animal durante este exercício. Claro que bem-estar não significa que o animal não terá disciplina. Pelo contrário: do ponto de vista do cão, a falta de disciplina na sua rotina é uma das principais causas de estresse e dificuldades no convívio com os proprietários. Acima de tudo, meu compromisso como adestrador é ser levar um tratamento que seja benéfico ao animal, e sempre muito transparente em relação à viabilidade dos objetivos a serem atingidos, dentro de um plano de treinamento. 

 

 

bottom of page