top of page

A HISTÓRIA DO PITBULL

 

A origem do cachorro PitBull  remonta ao século XIX, por volta de 1835 o parlamento inglês proibiu um esporte chamado bull baiting, nele Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena. O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Os súbditos e a realeza da época procuravam diversão, procurando distrairem-se da violência e das doenças de seu tempo comparecendo a esses espetáculos sangrentos. Contudo, a opinião pública forçou o governo a tomar uma medida.
Uma vez que o bull baiting foi banido, os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para a briga (ou rinha). Começaram com o bulldog, misturaram algum sangue de terrier, e produziram os Half and Half, Pit Dogs ou Bull and Terriers, cães de pequeno porte e extrema força e dotados de maior agilidade que os bulldogues de elevada força física, um cão que cumpria todas as suas expectativas. Os Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos (pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade de lutar até o fim, e afeição ao seu criador. Com o tempo passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordishire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordishire Bull Terrier e o Pit Bull (que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento).
Posteriormente, esses cães migraram para os Estados Unidos como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e caça pesada. Os cães do tipo físico "bull and terrier" ou "half and half" foram reconhecidos pelo UKC em 1898
Hoje em dia, o Pit Bull é muito polêmico. É constante o noticiário de ataques de cães desta raça em nível mundial, muitas vezes confundida com o American Staffordshire Terrier, Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, Dogo Argentino e Dogue Brasileiro. Ainda assim, há os que defendam que sua real face é a de um cão dócil, leal e equilibrado, baseado em suas experiências pessoais e no verdadeiro temperamento da raça, que sofre desvios diariamente, devido a cruzas indiscriminadas, assim como várias outras raças, produzindo assim, mestiços extremamente perigosos, por isso recomenda-se que a aquisição de um cão dessa raça deve ser feita em um canil idôneo e com boas referências.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PITBULL

 

Os PitBulls são cães extremamente fortes, possuem estruturas óssea e muscular bem desenvolvidas, o pescoço é grosso e curto. Possui mandíbulas desenvolvidas e com muita força na mordida. As cores mais comuns para a raça são o preto, branco, marrom claro e marrom escuro. O peso de um PitBull adulto pode variar de 30 a 50 quilos e eles podem atingir de 35 a 50 cm. O Pit Bull é um cão forte, resistente, ágil, musculoso, valente e determinado, qualidades vitais para um cão de defesa e vigilância. Ele é muito devoto ao seu dono e também é um ótimo companheiro de toda a família, porém é um cão que necessita de muito exercício e preferencialmente, os filhotes de PitBull devem ser adestrado desde cedo para que não adquiram vícios que venham a causar um desvio de comportamento.

Nota-se um grande prazer por parte destes cães de trabalhar, seja para cumprir simples tarefas de obediência ou trabalhos mais complexos como farejar drogas e participar de provas de adestramento. O Pit Bull é considerados por muitos o melhor cão de combate, capaz de vencer oponentes duas ou até três vezes maiores. Sobressai-se pela coragem, agressividade, vigor, robustez, agilidade, incansável persistência, habilidade para lutar e morder, grande resistência física, tolerância à dor e grande capacidade de recuperação dos ferimentos.

As características essenciais do American Pit Bull Terrier (APBT), segundo o Padrão Oficial da Raça, são a resistência, auto-confiança e a raiva. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. O APBT é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pode ter o focinho reto ou curvo, predominando o primeiro.

Pelo fato de o seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem para obediência os seus cães. São cães com um alto nível de energia, não devendo assim ficarem presos num espaço pequeno, muito menos em correntes.
A agilidade da raça torna-a num dos mais capazes caninos, portanto um muro alto é necessário para a raça. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável, é amigável mesmo com desconhecidos. A raça sai-se muito bem em eventos e exposições pelo seu alto grau de inteligência e pela sua vontade de trabalhar.
O APBT movimenta-se com uma atitude confiante e vivaz, oferecendo a impressão de que espera a qualquer minuto ver algo novo e excitante. Quando trota, a sua movimentação não demonstra esforço, é suave, poderoso e bem coordenado, mostrando bom alcance dos dianteiros e boa propulsão dos posteriores. Em movimentação, o dorso permanece nivelado, apresentando apenas uma leve flexão que indica elasticidade. Visto de qualquer lado, as pernas não se viram nem para dentro nem para fora e os pés não se cruzam nem interferem entre si. Conforme aumenta a velocidade os pés tendem a convergir em direção ao centro da linha de balanço.
Quanto à trufa (focinho) dos cães, há três colorações: Red Nose (a mais popular), Black Nose (tradicionais), Blue Nose (raro) e os Blue Fawn (raro). Na pelagem todas as cores são aceitas. Nos olhos inclusive a cor verde é aceita, no entanto, verde âmbar e azul vitrificado são completamente abominados. Cães com um olho de cada cor são considerados fora de padrão.
A musculatura do Pit Bull deverá ser trabalhada com exercícios mas nunca com anabolizantes.

 

 

 

TEMPERAMENTO DO PITBULL

 
O PitBull é um cão corajoso, ativo e destemido, gostam de estar perto de pessoas, porém não é recomendado ter um PitBull em casa com crianças pequenas, sendo que vale constar que são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes. Eles são mais adequados para os donos que já possuem experiencia com cães do porte dele, especialmente para quem já possuiu algum exemplar da raça. Com socialização e adestramento desde cedo, eles podem viver com outros animais, mas deve-se sempre ter em mente que eles mantêm um forte instinto de caça, além de poderem ser um pouco teimosos e determinados. Não é aconselhável manter dois machos juntos, já as fêmes conseguem conviver melhor.

 

 

 

CORRER, PULAR E BRINCAR

 

Sempre disposto à prática de exercícios,o Pit Bull precisa gastar energia diariamente.Isso tradus em passeios,corridas e brincadeiras por no mínimo 1h30 todos os dias. Adora buscar objetos lançados pelo dono,acompanhá-lo num passeio de bicicleta ou ainda em longas caminhadas. Nadas e saltar obstáculos também estão entre suas atividades favoritas.Vale destacar que um Pit Bull sem espaço para gastar energia pode se tornar destrutivo.
Os brinquedos preferidos dos exemplares da raça são bem rústicos,indo desde pedaços de madeira até pneus.No entanto,costumam aceitar bem objetos próprios para cães como bolinhas e ossinhos.

 

 

O PITBULL E O PRECONCEITO

 

Mencione as palavras “Pit Bull”, e um intenso debate é quase inevitável. Reprodução sem escrúpulos por cidadãos sem princípios, relatos negativos sensacionalistas (e geralmente falsos) da mídia, e antigos mitos em torno desses tipos de cães levaram a sua difamação. Alguma pessoas, em resposta a percepções equivocadas sobre a raça, acreditam que todos os Pit Bulls devem ser temidos e promovem o banimento dessa raça. Mas existem defensores dos Pit Bulls, profundamente dedicados a proteger esses cães,pois conhecem a verdade e sabem que os Pit Bulls não merecem tal castigo provocado por erros humanos.

Outras raças de cães já passaram pelo mesmo processo e provavelmente outras virão para substituir o Pit Bull. Parece ser um ciclo sem fim, mas que pode ser interrompido através do conhecimento,do verdadeiro conhecimento.

AMERICAN PIT BULL TERRIER (APBT), AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER E STAFFORDSHIRE BULL TERRIER?

AMERICAN PIT BULL TERRIER

 

O American Pit Bull Terrier (APBT) ou simplesmente Pit Bull trata-se de uma raça de cão, de origem norte-americana.

O American Pit Bull Terrier foi uma raça desenvolvida no começo do século XIX na Europa pelos ingleses. Na Inglaterra os Antigos Bulldogs ( Old English Bulldog ) eram usados em esportes sangrentos,como o Bull baiting ,onde um touro era preso por uma corrente e dois ou mais cães eram soltos sobre ele,isso acontecia também com ursos e outros animais.

 

AMERICAN STASFFORDSHIRE TERRIER

 

Pais de origem: Estados Unidos

American staffordshire terrier é uma raça canina oriunda dos Estados Unidos. Relativamente recente, é vista como uma remodelagem de uma outra raça, essa inglesa e de origem remota, a staffordshire bull terrier. A releitura da staffordshire é maior e tem a mandíbula melhor desenvolvida. Chegada aos Estados Unidos, desenvolveu-se praticamente junto à raça pit bull terrier (não aceita pela FCI). Em adição, estas duas são consideradas por alguns como variações de uma mesma raça.1 Todavia, seus exemplares são classificados como mais pacíficos e obedientes, facilmente adaptáveis ao convívio com pessoas e outros animais.

 

STAFF BULL TERRIER (BRITSH STAFFORDSHIRE)

 

País de origem: Reino Unido

Staff bull terrier é uma raça de cão oriunda dos cruzamentos entre buldogues e alguns terriers realizados no século XVIII, no Condado de Staff, na Inglaterra. Como razão para sua origem estão as rinhas de cães que se popularizavam no país naquela época. O objetivo então, era o de obter um animal forte e resistente. Seu nome variou por três vezes, até ser finalmente chamado de Staff, em homenagem a seu condado natal. Saídos da Europa, chegaram à América com a função de cães de guarda em fazendas, chegando, inclusive, a pastorear rebanhos. É conhecido na Inglaterra como "cão babá", devido a afinidade e proteção dada as crianças.

 

 

 

 

Quais as diferenças entre um American Pit Bull Terrier (APBT), um American Staffordshire Terrier e Staffordshire bull terrier?

As três raças são muito semelhantes na intimidação e diferem, basicamente, nos seguintes pontos:

 

1. Estrutura óssea:

As pernas da frente são mais robustos na estrutura do Amstaff e Staffordshire Terrier, enquanto que no Pit Bull é mais enfatizada a movimentação e agilidade nas patas traseiras.

   

2. Tamanho:

O Staffordshire é o menor, enquanto o American Pit Bull Terrier é o maior e mais pesado dos três. No entanto, a raça APBT também mostra uma variação maior em tamanho do que o Staffordshire Bull terrier e American Staffordshire Terrier. As primeiras linhas de APBT eram menores e ainda hoje alguns criadores ainda preferem o APBT menor, então o tamanho não é um fator decisivo.

 

3. Cor da pelagem:

No American Pit Bull Terrier, qualquer cor ou padrão de cor é aceitável, exceto para merle. Nos Amstaff, o rajado é o mais difundido, mas não existe uma escala de preferência ou por ordem de prioridade para as outras cores. Black & Tan (hereditária do antigo terrier preto), cor levemente amarelada (transmitida pelos antigos Pit Bulls) e branco (se mais de 80%) não são desejáveis ​​no Amstaff e Stafford.

 

4. Orelhas:

O American Staffordshire Terrier eo American Pit Bull Terrier são normalmente expostos com orelhas cortadas. As orelhas do Stafford nunca são cortadas e deve ser "rosa" (como os de um Bulldog Inglês), ou semi-eretas.

 

5. Cabeça:

Os chefes de American Staffordshire Terrier, American Pit Bull Terrier e Staffordshire Bull Terriers são semelhantes, embora o rosto na maioria Staffords parecem ser mais mais proeminentes, e a cabeça mais aprofundada.

 

 

AMERICAN BULLY

 

Pais de origem = Estados Unidos da America

A raça american bully surgiu nos estados unidos no final da década de 1980.

Os percursores da raça apreciavam as caracteristicas extremas nos cães da raça terrier, a ideia de criar um cão poderoso e de caracteristicas extremas foi de ( Deve Wilson ) e ( Barksdale Carlos), ambos do famoso canil ( Razors Edge ), sua linha de sangue tornouse universalmente conhecida sendo percursor e pioneiro da raça temos conhecimento de varias linhas de sangue ( Bloodline ) como, Gotty/Grayline, Remyline, Royal, Knowlwood, Remy, Butthead, La Cruz, Gaff, Nevada, Chevy, Punhal, Proff, Castillo e York, e possivelmente devem existir outras, mas Razors Edge talves seja a mais famosa delas juntamente com Gottyline. Decidindo que queriam levar sua criação para outra direção.

 

Eles desejavam unir a combinação das caracteristicas desejadas do american pit bull terrier e o american staffordshire terrier, alcançada atraves de anos de reprodução seletiva, a raça Bully possui a lealdade e estabilidade do Pit Bull, mantendo o temperamento sociavel e amavel do American Staffordshire, os cães devriam possuir personalidade, carater, disposição, drive, estamina e equilibrio. ao selecionar cães e linhagens conseguiram chegar ao padrão de cães que eles queriam. Tamanho pequeno e curto,cabeça grande e volumosa,pescoço grosso, torax extremamente largo, fucinho com mais massa e curto, de ombros largos e com musculatura definida, quadro grande, com linha de dorso descendente , mordedura em tesoura,cernelha baixa, costas largas, sua parte traseira devem ser espessas e musculadas, dando a impressão de grande força para seu tamanho, resumindo o cão deve transmitir força da cabeça a ponta da cauda.

 

Quando se olha para um desses cães você deve saber imediatamente que se trata-se um American Bully, eles deverian ter a aparencia, força e agilidade de um atleta de futebol americano. Através de gerações a raça adquiriu a aparência desejada e passou a ser chamada de Bullies.

Esse foi o inicio de uma nova raça e uma nova era para o American Bully. Esta raça é conhecida unicamente para exibir extrema tolerancia com crianças e uma vontade enorme de agradar sua familia. Mesmo sendo originario dos Terrier, cães de temperamento dominante, o Bully é confiante mas não agressivo, tendo um temperamento agradável, e pelo seu porte compacto convivem bem em lugares pequenos desde que junto da familia, podendo viver tanto em um apartamento, casa, sitio ou uma fazenda.

 

Sendo assim atingindo o padrão desejado e agora reconhecidos como raça o American Bully é registrado pelas entidades americanas(ABKC, UCA, DRA, EBKC, BBC) e no brasil atualmente pela (SOBRACI).

 

O American Bully ainda se divide por tamanhos: Standard, pocket, extra-large (XL), extreme e clássico.

bottom of page